PUC Minas oferece curso de pós-graduação em Conservação preventiva dos bens culturais da Igreja

A pós-graduação lato sensu abrangeria os conhecimentos e pesquisas sobre a conservação preventiva dos bens culturais móveis eclesiásticos, sua manutenção, higienização preventiva, manuseio e acondicionamento, prevenção aos principais danos, procedimentos emergenciais. Busca-se a  qualificação técnica para a manutenção correta desse patrimônio, assim como possibilitar ao educando a gama de conhecimentos necessários para a elaboração de avaliações de risco, relatórios, diagnósticos e projetos de conservação preventiva de bens culturais móveis e integrados, assim como possíveis fontes de financiamento.
Área de conhecimento no CNPq: Linguística, Letras e Artes
Titulação: Especialista em Conservação Preventiva de Bens Culturais Móveis Eclesiásticos
Objetivos:
  • Compreender o aspecto material dos objetos que possuem significação religiosa, histórica, artística e cultural e os seus processos de deterioração, a fim de prevenir sua degradação.
  • Planejar, organizar, administrar, dirigir, supervisionar e realizar atividades de conservação preventiva de bens culturais eclesiásticos móveis e integrados.
  • Atuar em instituições de caráter público ou privado, cuja função seja a de manutenção e gerenciamento de acervos e do patrimônio, buscando implementar medidas de conservação preventiva.
  • Acompanhar os procedimentos sobre o patrimônio como manutenção,  transporte e de guarda de bens culturais móveis, propondo ações para garantir a segurança dos acervos.
  • Implementar estudos, pesquisas e ações, voltadas à conservação preventiva do patrimônio eclesiástico.
  • Orientar, supervisionar e executar programas de treinamento, aperfeiçoamento e especialização de pessoas nas áreas de Conservação Preventiva.
 
Público-alvo:
 
O curso é destinado aos profissionais com formação superior e pós-graduados em diversas áreas, tais como Teologia, Filosofia, Artes Visuais, Arquitetura, História, Turismo, Educação, Urbanismo, Conservação-Restauração, dentre outras. Assim como os profissionais que atuam na área do patrimônio cultural como museus, arquivos públicos e privados, bibliotecas, secretarias de cultura, ONG´s, etc.
Informações no link.

Escreva um Comentário

Ver todos os Comentários

Seu endereço de email não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com a terceira pessoa. Campos obrigatórios marcados como * *